Confira dicas de segurança para usar carros de aplicativo

Especialista afirma que não usar o celular durante a corrida é essencial para perceber qualquer anormalidade durante a corrida

Por Cristiano Rodrigues 08/07/2023 - 10:58 hs

O uso de aplicativos de transporte requer alguns cuidados por parte dos usuários para que evitem ser vítimas de crimes. 

Veja algumas medidas que devem ser observadas:

Solicite a viagem de um lugar seguro

Espere pelo carro ou moto dentro de casa, do escritório ou algum outro estabelecimento. É possível acompanhar a localização do motorista em tempo real e, assim, ir ao encontro dele assim que chegar.

Confirme as informações

Para o especialista em segurança Marcy de Campos Verde, é crucial que a pessoa confirme os dados quando o motorista chegar, como placa, modelo e cor do carro, bem como o nome do motorista. 

Insira os contatos de confiança

De acordo com a 99, é possível inserir contatos de confiança no aplicativo para que seja possível compartilhar a rota em tempo real com eles diretamente no app ou WhatsApp.

Comunique alguém sobre a corrida

Avise alguém sobre o endereço da partida e de destino, assim como a previsão de chegada e tempo de percurso. Segundo o especialista Campos Verde, uma boa ideia é ligar para alguém, como uma maneira de o condutor do veículo saber que tem alguém esperando você. 

Sente no banco de trás

Isso dá opção de desembarcar por qualquer lado do veículo de forma segura, evitando colisão com os carros que estão em trânsito, além de fazer com que o motorista se sinta mais confortável durante a viagem, segundo a 99. 

Evite utilizar o celular durante o deslocamento

Para o especialista em segurança, evitar utilizar o celular durante o deslocamento é essencial, porque assim o passageiro consegue prestar atenção na corrida e perceber se há alguma anormalidade acontecendo.